Livraria UFV

 

Sobre a Livraria UFV

Com o objetivo de melhor atender às comunidades universitária, viçosense e demais clientes, como congressistas e visitantes da Universidade Federal de Viçosa e do município, a Editora UFV, logo após a sua fundação, e assim que se tornou órgão independente, em outubro de 1996, passou a comercializar, em sua sede, as obras impressas pela então Imprensa Universitária. Em dezembro de 1998, a Editora UFV instalou a sua livraria no campus de Viçosa. Nessa mesma data, objetivando maior divulgação de suas publicações em outras cidades, bem como a comercialização de seus produtos, adquiriu a sua Livraria móvel, que vem, desde então, participando de congressos e fazendo visitas a instituições de ensino de todo o Brasil. Visando também agilizar a comercialização de seus títulos, em fins de 1999 criou a sua Livraria UFV online, atualmente com o domínio www.editoraufv.com.br

A princípio, a Livraria UFV funcionava no mesmo prédio da Editora UFV: Edifício Francisco São José, s/n, Campus UFV. Em razão da necessidade de ampliar e modernizar as suas instalações, para melhor atender a seus clientes, em 26 de março de 2002 a Livraria UFV foi transferida para o prédio da Biblioteca Central. Além da ampliação do número de livros, cadernos didáticos, boletins e manuais, foram acrescentados ao seu acervo artigos de papelaria e de presente. Com esse novo espaço,os usuários ganharam maior conforto e um ambiente aconchegante, onde têm podido desfrutar de um delicioso lanche proporcionado pelo Café Cultura.

Entre as campanhas promocionais que a Livraria UFV realiza, visando tornar o livro mais acessível aos estudantes, destaca-se a Feira do Livro, que já se encontra em sua 27ª edição. No evento, realizado a cada início de semestre letivo da Instituição, concedem-se descontos nas publicações da Editora UFV, as quais são adotadas em diversas disciplinas oferecidas nos cursos desta universidade e de outras instituições de ensino superior.

A Livraria UFV valoriza o bem-estar e a qualificação de seus colaboradores –atualmente 11 –, que estão focados em prestar excelente atendimento ao cliente, bem como oferecer produtos de qualidade e preços competitivos.

Com o objetivo de incentivar a leitura e difundir o livro, a Livraria UFV recebe visitas de alunos das escolas de ensino fundamental públicas e particulares da cidade de Viçosa e região. Nessas visitas, além de conhecer o espaço da Livraria UFV, as crianças participam de bate papo com os autores de livros infantis publicados pela Editora UFV e de momentos de arte e recreação. Essas atividades fazem parte do projeto Roda Cultural da Editora UFV, cadastrado no Plano Nacional do Livro e da Leitura do Governo Federal.

Quanto à responsabilidade ambiental, a Livraria UFV realiza a coleta seletiva de lixo e colabora com o projeto reciclar da UFV, sendo ponto de recolhimento de pilhas, lâmpadas e baterias usadas e de outros objetos do gênero, que devem ser manuseados apropriadamente e descartados em locais específicos. Além disso, à época da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia (5 de junho), distribui sementes para seus clientes e colaboradores, buscando incentivar o plantio de árvores e colaborar com a preservação da natureza. Na embalagem de seus produtos comercializados utiliza sacolas de papel, as quais trazem mensagens de preservação do meio ambiente, conscientizando seus clientes da importância da educação ambiental.

Em 2006, a Livraria UFV recebeu o prêmio Expressão Viçosa – categoria livraria –, que homenageia as empresas e personalidades viçosenses que se destacaram no cenário municipal por suas ações empresariais, sociais e educacionais.

Em 2010, a Livraria recebeu novamente esse prêmio, desta vez na categoria papelaria.